Foram abertos dois leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Missal.
O Governo do Estado ativou 20 novos leitos exclusivos para atendimento à Covid-19 no Paraná, sendo 14 UTIs e seis enfermarias. As ampliações foram realizadas nos municípios de Nova Aurora (Oeste), Guarapuava (Centro-Sul), Missal (Oeste) e Maringá (Noroeste) entre o último sábado (15) e segunda-feira (17).
Segundo o secretário, a ampliação dos leitos é finita e não deve servir como respaldo para descumprimento de medidas restritivas. “Iremos ampliar enquanto tivemos possibilidade, lembrando que os recursos são finitos. É preciso que a população mantenha as medidas de prevenção e higiene e evite a contaminação pelo vírus”, acrescentou o secretário.
Fila de Espera
A fila de espera por um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) covid cresceu mais de 34% nas últimas horas. Os dados são do mapa de ocupação da macrorregional Oeste, que engloba as regionais de saúde de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Pato Branco e Francisco Beltrão, e é elaborado pela Care (Central de Atendimento à Regulação).
Segundo o mapa, ontem (17) 32 pessoas aguardavam a transferência para uma UTI. Hoje, 18 de maio, esse número subiu para 43. A situação mais grave é na regional de saúde de Foz do Iguaçu, onde 13 pessoas precisam de leito de terapia intensiva.
Taxa de Ocupação
Consta ainda no mapa a ocupação da macrorregional. Das 318 vagas de UTI (foram abertos mais dois leitos em Missal que agora conta com 05 leitos de UTI), apenas 13 estão disponíveis; taxa de ocupação de 95,9%.
Em relação a enfermaria 40 pacientes esperam transferência. Nesse setor a taxa de ocupação está em 64,4%. Além disso, existe uma criança a espera de um leito de UTI.
Com informações da AEN e Portal Preto no Branco
Foto: Américo Antonio/SESA